terça-feira, 29 de janeiro de 2013

 Anemia
Transfusão de sangue
A transfusão de sangue em cirurgia programada. Um risco evitável. Que se pode fazer?
O sangue, líquido que circula nas nossas artérias e veias, não se pode fabricar. O corpo humano é o único capaz de o produzir.
É necessário, pois transportar oxigénio a todos os recantos do nosso organismo. Não nos damos conta disso, mas o nosso corpo consome energia constantemente. Quando caminhamos, quando conversamos e, inclusivamente, quando descansamos, o nosso organismo necessita de combustível para funcionar. O combustível do nosso corpo é o oxigénio que respiramos. Dos pulmões passa para o sangue e, daí, chega a todas as células do nosso corpo.
Os glóbulos vermelhos são transportadores do oxigénio. O oxigénio, por si próprio, não pode viajar no sangue, necessita de um meio de transporte que se chama glóbulo vermelho, eritrócito ou hemácia. Logo, os glóbulos vermelhos são os camiões cisterna que transportam o combustível do nosso corpo.
O nosso organismo é capaz de saber quando necessita de combustível? Quando detecta que a quantidade de oxigénio não é suficiente, o rim produz uma substância chamada eritropoetina, que viaja pelo sangue até uma parte dos ossos chamada medula óssea e ordena o fabrico de mais glóbulos vermelhos. Como resultado final chega mais oxigénio a todo o lado.
Pelo contrário, quando o nível de oxigénio é suficiente, o nosso organismo detecta-o e trava-se o fabrico de glóbulos vermelhos.
Quando o tanque de combustível está na reserva, quando há poucos glóbulos vermelhos, é possível que a quantidade de eritropoetina produzida pelo rim não seja suficiente para ordenar o fabrico da quantidade de glóbulos vermelhos requerida, tornando-se então necessário que o médico tome medidas para resolver a situação.
O que é anemia?
Quando temos poucos glóbulos vermelhos diz-se que temos anemia. Geralmente classifica-se em três grupos:
1. Anemias por perda de sangue
2. Anemias por diminuição ou produção defeituosa de glóbulos vermelhos
3. Anemias por aumento da destruição de glóbulos vermelhos
A mais frequente é a anemia ferropénica, ou por falta de ferro, caracterizada pela diminuição na produção de glóbulos vermelhos. Quando se sangra durante uma intervenção cirúrgica pode produzir-se uma anemia por perda de sangue, sendo necessário, inclusivamente, realizar uma transfusão. Isto sucede quando falta mais sangue que aquele que o nosso organismo consegue fabricar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário